Conheça a história de Marco Zanuso, criador da Maggiolina

Conheça a história de Marco Zanuso, criador da Maggiolina

A carreira do designer recebeu destaque nas pesquisas e experiências com metal curvado e plástico polido

CMarco Zanusoom uma carreira trilhada por pesquisas e experiências com metal curvado em mobiliários luxuosos e projetos industrializados de plásticos polidos, o arquiteto e designer italiano Marco Zanuso foi (e ainda é) considerado um mestre na história do design — fazendo parte do grupo de Milão que deu forma à ideia internacional do “projeto bom” no período pós-guerra.

Zanuso estudou arquitetura no Instituto Politécnico de Milão e abriu seu próprio escritório em 1945. Em 1947, criou um dos seus maiores ícones: a Poltrona Maggiolina, que contém linhas inesperadas, traduzidas em um mobiliário contemporâneo e irreverente — podendo ser considerada moderna até nos dias de hoje.

Convidado pela Arflex, divisão da Pirelli criada para projetar assentos com estofamento de espuma de borracha, Zanuso criou a cadeira “Lady” (1951) — outro grande hit de sua carreira, que ganhou o primeiro prêmio na Trienal de Milão. Na época, o designer elogiou o novo material: “Poderíamos revolucionar não apenas o sistema de estofamento, mas também a fabricação estrutural e o potencial da forma (…) nossos protótipos adquiriram visuais excitantes e novos contornos, com padrões industriais antes inimagináveis”.

Outros projetos

O designer também fez diversos projetos de rádios e televisões que se tornaram referências à época, fazendo parte de uma concepção estética denominada “techno-funcionalismo”. Junto com seu parceiro alemão Richard Sapper, criou a primeira televisão totalmente transistorizada, “Doney 14” (1962). O item foi reconhecido por ser arredondado, compacto e portátil. Além disso, dentro da linguagem do minimalismo escultural, em 1966, a dupla projetou para a Siemens o “Grillo”, telefone dobrável que já continha os botões e o fone de ouvido na mesma unidade.

Princípios

O trabalho de Zanuso tinha como característica principal a elegância e a inventividade. Percorrendo um amplo espectro que passou de experimentos em metal dobrado até móveis elegantes em plástico, a grande premissa do designer era pensar no uso e na acessibilidade do mercado de cada material com o qual trabalhou.

Compre produtos inspirados na obra de Marcos Zanuso aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s