Iluminação: dicas para deixar sua casa mais aconchegante

Iluminação: dicas para deixar sua casa mais aconchegante

A iluminação também faz parte da decoração de uma casa e é uma grande aliada para tornar os ambientes mais aconchegantes. Com certeza você já deve ter ouvido falar que um bom projeto de iluminação consegue mudar um ambiente. E isso é verdade mesmo. Além de valorizar e criar cenários diferentes, a luz também destaca móveis, peças decorativas e a arquitetura do local. Então, para que o resultado final seja bonito e equilibrado, lembre-se que decoração e iluminação precisam ser pensadas juntas. Precisa de dicas? Separamos algumas para te ajudar:

Estética e função

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que um bom projeto de iluminação deve levar em conta a estética, a função de cada ambiente e a relação que você tem com ele. Isso quer dizer que a posição das luminárias deve ser pensada de acordo com a decoração, mas sempre prestando atenção na funcionalidade do cômodo. Por exemplo, a cozinha precisa de uma iluminação e a sala de TV de outra diferente.

iluminacao2
Foto: Dicas do Eletricista 24h

Temperatura de cor

Nas salas de estar e de televisão, onde gostamos de relaxar, descansar e jogar conversa fora, o ideal é utilizar lâmpadas de luminosidade amarelada e quente. Dessa forma, conseguimos o efeito de um ambiente mais agradável e aconchegante. Já nos ambientes em que precisamos trabalhar e nos concentrar, a melhor opção é uma luz fria.

iluminacao3
Foto: Murall

Ambiente equilibrado

O que mais queremos é que nossa casa seja convidativa e que tenha um visual equilibrado, não é mesmo? Para atingir esse efeito, basta fazer uma combinação de diferentes tipos de iluminação. Uma ideia é escolher uma luz centralizada e forte para iluminar o ambiente inteiro, de maneira uniforme. Em seguida você pode incluir alguns pontos de luz indireta, como, por exemplo, abajures sobre as mesas laterais e aparadores. Para terminar, aposte em uma iluminação dirigida com luminárias articuladas ou arandelas de parede.

Com essas dicas você vai conseguir valorizar ainda mais os seus móveis Bauhaus!

iluminacao4
Foto: Novo Macuco
iluminacao5
Foto: O Diário
iluminacao6
Foto: Viva Decora

Fonte: Lider Interiores, Iluflex, Revista Zap Imóveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s